22 de jun. de 2010

PEDAGOGIA DO OLHAR



- Educar -
“Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu. O educador diz: “Veja”!” - e, ao falar, aponta. O aluno olha na direção apontada e vê o que nunca viu. Seu mundo se expande. Ele fica mais rico interiormente.
E, ficando mais rico interiormente, ele pode sentir mais alegria e dar mais alegria - que é a razão pela qual vivemos.
Já li muitos livros sobre psicologia da educação, sociologia da educação, filosofia da educação – mas, por mais que me esforce não consigo me lembrar de qualquer referência à educação do olhar ou à importância do olhar na educação, em qualquer deles.
 A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... É através dos olhos que as crianças tomam contato com a beleza e o fascínio do mundo.
 Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente.
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades.
Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.
Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados. Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos, era o início do pensamento: .a capacidade de se assombrar diante do banal.
Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus, os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem.
  Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci. Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore... ou para o curioso das simetrias das folhas.
 Parece que, naquele tempo, as escolas estavam mais preocupadas em fazer com que os alunos decorassem palavras que com a realidade para a qual elas apontam.
As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.
  O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser “aprendido.” Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem.
. Quando “a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro da gente”.
 São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. “No entanto, elas sabem o essencial da vida.” Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio.

Rubem Alves – Nasceu em 15 de setembro de 1933, em Boa Esperança, Minas Gerais. Mestre em Teologia, Doutor em Filosofia, psicanalista e professor emérito da Unicamp. Tem três filhos e cinco netas. Poeta, cronista do cotidiano, contador de histórias, um dos mais admirados e respeitados intelectuais do Brasil.
Ama a simplicidade Ama a ociosidade criativa Ama a vida, a beleza e a poesia Ama as coisas que dão alegria Ama a natureza e a reverência pela vida Ama os mistérios
Ama a educação como fonte de esperança e transformação Ama todas as pessoas, mas tem um carinho muito especial pelos alunos e professores Ama Deus, mas tem sérios problemas com o que as pessoas pensam e/ou dizem a Seu respeito
Ama as crianças e os filósofos – ambos têm algo em comum:, ama, ama fazer perguntas
  As crianças não têm idéias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza

19 de jun. de 2010

"Somos egoístas..."

Muitas vezes me pergunto, nós mães? temos o maior amor do mundo ou somos as maiores egoístas do mundo?. Hi!... estou me incluindo nessa ok. Dizem que amamos incondicionalmente, será?
Amamos nossos filhos, mas queremos ser amadas por eles. Queremos gratidão, pois ao contrário ficamos tristes. Cuidamos da saúde deles, pois se eles estiverem doentes, tristes, nós também ficaremos. Queremos fazer a parte deles, isso é egoísmo, é não querer que eles cresçam, tomem decisões, afinal quando pequenos levamos eles para onde, nós achamos melhor. Dái!!! eles vão crescendo!, crescendo", tomando sua decisões e nós ficamos criticando. Achando a namorada horrorosa, os namorados também entram nessa, um pouco mais brando hehe, claro temos medo somos egoístas não queremos dividir com ninguém. Engraçado nisso tudo é: nossos filhos na realidade são joias raras que Deus na sua imensa bondade e confiança, nos concede que ajudemos ele criar seus filhos, permitindo alegria, para nós mães. As vezes Ele vem buscar a sua joia para retornar junto Dele. Há! daí o bicho pega! não queremos entregar a Ele o que é Dele, choramos, nos maldizemos, até falamos mal de Deus, nos destruímos, enfim fazemos tudo, possível ou impossível para não entregar a joia para Deus. Tem vez que não tem jeito, e Ele é tão misericordioso que quase sempre somos nós mães, pais que vamos primeiro. Há! só para voces saberem eu também não quero entregar as joias raras que Ele me confiou.
Conta se uma história, onde uma família muito amorosa, poder financeiro bom, Pais e dois filhos. O Pai comerciante foi viajar, deixando a esposa e filhos. Quis  Deus buscar seus filhos, que desencarnaram em um acidente de carro, justo quando o Pai estava fora do lar. Ouve muita comoção, sofrimento da mãe e todos. Mas o Pai tinha problema cardíacos, e não resistiria ao fato. Então a mãe, olhem que foi a máe, quando o marido pergunta pelos jovem, várias vezes ela disfarça, tapeia até que falou ao marido. Querido antes de falar dos nosso filhos quero que voce me ajude a resolver uma questão. Estava em meu poder duas joias raras, que me deram para guardar, mas o verdadeiro Dono veio busca las e eu não quero entregar, pois me afeiçoei a elas, então não quero me desfazer delas. O marido ficou espantado, não entendeu a atitude da esposa, e disse mulher! o que é isso?, onde está a tua honestidade, se não são suas, não tem o que discutir, devem ser entregues ao verdadeiro dono. Então! a mulher mãe deu o xeque mate: Dizendo, pois então meu querido foi isso que aconteceu com nosso filhos, o verdadeiro Dono veio busca los. O marido entendeu o ocorrido, chorou sentiu, mas não se revoltou. Porque sabe que ninguém é dono de ninguém. Essa mãe foi esperta né, acho que é historia, eu não conheço nenhuma mãe assim. Todas como eu, egoístas, outras neuróticas né Mimi.
Mas tô nem aí, sou mãe e pronto. Ponto final.
 Obs: Postagem vai demorar, pois estarei viajando para mais um ato egoísta hehehe, ver minha filha primeiro que outras pessoas, que está chegando da Europa, depois de 2 anos e meio sem ve la pessoalmente.
Beijos, e fiquem com Deus.
Bel Talarico - Florianópolis.

15 de jun. de 2010

Hino Nacional.


Toda vez que ouço  esse hino na Tv, ou em outro lugar, me emociono pois amo esse País, com seu povo alegre.
E não foi diferente quando. vendo e ouvindo para o primeiro jogo da nossa Seleção na Copa do Mundo.
Coloquei neste Blog a minha homenagem a esse País Lindo.

6 de jun. de 2010

Atitudes e Consequências






Atitudes e Conseqüências

 Devemos tomar muito cuidado com nossos atos e atitudes, pois é certo que eles geram conseqüências que podem ser tanto boas quanto ruins, dependendo da nossa intenção. 
Lembremo-nos de que a toda ação corresponde uma reação.
Muitas vezes nos defrontamos com situações e pessoas que nos levam a um estado emocional de medo, de raiva, de tristeza, instabilidade, e é nesse momento que devemos procurar manter o equilíbrio.
Para que não tomemos uma atitude impensada, da qual possamos nos arrepender mais tarde.
Nunca diga algo a alguém ou tome qualquer atitude quando sentir que não está no seu equilíbrio.
Procure conter-se e eleve o pensamento a Jesus, rogando o discernimento e a sabedoria, para tomar a atitude mais sensata.
Sabemos que a Providência Divina não nos abandona, especialmente quando estamos investindo no bem.
Tenhamos a certeza de que mantendo um padrão elevado de pensamentos e buscando ao nosso Pai Celestial, a boa inspiração nos virá e certamente não teremos do que nos arrependermos mais tarde.
Sigamos em paz com nossa consciência, procurando sempre, implantar o bem e a alegria ao nosso redor.

 MENSAGEM PSICOFÔNICA DE BEZERRA DE MENEZES ATRAVÉS DE DIVALDO  FRANCO, EM VARSÓVIA,  RECEBIDA EM 09/05/2010..

2 de jun. de 2010

A Vida Acontece em!...

Grupos. Minha gente! aquele ditado "Não vivemos só" realmente  é verdadeiro. O porém: é que: isso sempre foi dito, sinalizando um casal,  amor homem e mulher e outros tipos de relacionamento, mas sempre amor físico.
Só que é muito mais profundo, sempre estamos precisando uns dos outros em qualquer fase de nossas vidas.
Então! tirando os grupos consangüíneo, que esses aparentemente não escolhemos, vemos muitos grupos se formarem. Ex: Grupo da Terceira Idade, Religiosos, Artístico, a lista e criatividade vai longeeeeee. Mas os grupos são muito importantes, pois as pessoas  que ali adentram, vão se afinizando, e  ficam. Se a afinidade não acontecer, não teria sentindo permanecer naquele grupo. Interessante que formam um grupo com muitas pessoas, vai daqui, vai de lá, conversa vai e vem, e vão ficando as pessoas afins, daí o grupo vai encolhendo!!!!!... Tudo isso é natural, faz parte. Os grupos hoje grandes, levaram tempo para ir se solidificando. Escrevo isso porque eu, descobri os grupos, faço parte deles de acordo com minha afinidade e interesse., Temos grupos  religioso, profissionais,  de artes, Grupos virtuais etc... Descobri como isso nos enriquece como seres humanos, pois nas relações com nosso próximo é que temos a oportunidade a  nossa evolução. Somos seres único e temos que aprende a conviver com as diferenças de cada. Estou feliz, em participar de vários grupos. Aquele que não participa estão perdendo uma grande oportunidade em sua vida. Porém não podemos esquecer que antes dos grupos existe nós, primeiro nos amando, para podermos doar ao próximo todo carinho.
Fiquem com Deus.
Mantenhamos em nosso corações acesa a Luz de Jesus.
Bel Talarico