30 de nov. de 2008

" NOSSA LIBERDADE"



Hoje, toma fôlego e dizei com convicção:

"Vou dar um grito de liberdade e desfazer-me de tudo o que me impede de chegar a Deus e a mim mesmo. Vou abrir o meu coração para o sol da alegria e da esperança, arrumar o que for preciso, plantar sementes boas, preparar o futuro e ver os outros como iguais a mim. Não me contentarei com a vitória do mal e da ilusão, ou com a fraqueza das minhas forças."

Fazei assim. Não percas a oportunidade de arrebentar cadeias negativas e de olhar para frente com destemor.

Deus te dá, quando ages.

A porta da felicidade se abre com a chave da crença no bem.

Essa mensagem é do livro ÂNIMO de Lourival Lopes, eu achei tão linda ela expressa tudo que eu busco e procuro seguir passo a passo, que fiz adaptações e coloquei-a como meu perfil e todos os dias eu leio, pois me fortalece. Bjs em seus corações.

26 de nov. de 2008

CONTINUANDO...

DOENÇA PERIODONTAL NA MULHER

PUBERDADE E MENSTRUAÇÃO
As alterações hormonais que ocorrem na mulher no início da puberdade e na fase fértil podem provocar gengivite dias antes da menstruação, porém, os sintomas desaparecem dias após o período menstrual.

GRAVIDEZ
Durante a gravidez ocorre mudanças de toda ordem no corpo da futura mamãe: hormonais, físicas e emocionais que podem também contribuir para o aparecimento da doença periodontal.

RELAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL COM OUTRAS DOENÇAS
Pesquisas têm mostrado uma inter-relação de doenças periodontais como algumas doenças sistêmicas, tais como: osteoporose, doenças respiratórias, diabetes, partos prematuros, crianças com baixo peso e doenças cardíacas.

DOENÇAS CARDÍACAS
Pessoas com doenças periodontais são duas vezes mais suscetíveis a sofrer de doenças cardíacas do que aquelas con gengivas saudáveis.
Pessoas com doenças periodontais e que também sejam portadoras de febre reumáticas, pro lápso da válvula mitral ou sopro cardíaco podem precisar de tratamento com antibióticos antes de realizar o procedimento com o dentista. Durante o tratamento gengival as bactérias periodontais podem alcançar a corrente sanguínea e colocar em risco para endocardite bacteriana (inflamação no revestimento e válvula do coração).

DIABETES
Pessoas com diabetes apresentam sua resistência orgânica diminuída frente às infecções, desta forma a doença periodontal pode evoluir rapidamente. Sua evolução está intimamente ligada ao nível de glicose no sangue.
Quem não trata as infecções bucais não consegue controlar o diabetes e vice-versa.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS
Devido a proximidade da boca com o nariz e dos seios da face, as bactérias da placa e do tártaro podem causar rinite e sinusite, bem como, piorar o quadro de uma pneumonia, enfisema e epiemas pulmonares.

FUMO
O calor provocado pelo cigarro, a composição química da fumaça do tabaco contribuem para agravar a doença periodontal e também prejudica a recuperação do osso após o tratamento feito pelo dentista.
Fumar aumenta em 6 vezes o risco de desenvolvera doença periodontal.

A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO!

Bom e lindo sorriso saudável!

Informações do site www.pmf.sc.gov.br/saude
FLORIANÓPOLIS - sc Obrigada a todos que estão ajudando nosso irmãos, incluindo ajudas em orações. Fiquem com Deus. Ele sabe porque!.

23 de nov. de 2008

"SEMANA DE INFORMAÇÃO"

O QUE É PERIODONTO?
É o conjunto de estruturas responsáveis pela fixação, sustentação dos dentes na boca e de mantê-lo em posição. As estruturas são: gengiva, osso e ligamento periodontal (fibras que unem o dente ao osso).

O QUE É DOENÇA PERIODONTAL?
É uma doença causada por bactérias que atingem o periodonto, ou seja, gengiva, osso e ligamento periodontal. Causa sangramento, mau hálito, pus, perda óssea e quando não tratada provoca perda do dente.

PLACA BACTERIANA
São as colônias de bactérias que grudam nos dentes e próteses. Quando não removida lança suas toxinas sobre o periodonto, causando a doença periodontal. A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e uso do fio dental.

CÁLCULO OU TÁRTARO
Quando a placa bacteriana não é removida ela endurece e passa a se chamar tártaro. A sua limpeza é mais difícil, sendo necessário procurar um dentista para removê-lo.

GENGIVITE
É o começo da doença, quase sempre não causa dor, apeas a gengiva se torna vermelha, brilhante inchada e sangra com facilidade.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS
Sangramento gengival
Mau hálito persistente (halitóse)
Gengiva vermelha, inchada e sensíveis
Alteração no formato da gengiva
Gengiva que se afastam dos dentes (retração)
Dentes moles
pus entre a gengiva e os dentes
Frequentemente não causa dor.

PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Prevenir quer dizer mais do que simplesmente não ficar doente! Representa escolha e atitude para manter e melhorar a saúde.

DICAS PARA A SAÚDE BUCAL:
Uma alimentação saudável e balanceada
Após ingerir alimentos e antes de dormir escovar sempre os dentes e a língua e passar fio dental
Não fumar
Evitar refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso
Visitas regulares ao dentista.
O tratamento das doenças periodontais será efetuado de acordo ao grau de evolução da doença, podendo variar desde uma simples limpeza até procedimentos cirúrgicos mais complexo.

A PREVENÇÃO É O MELHOR TRATAMENTO.

Obs:Não sou dentista ok essas informações são da Prefeitura de Florianópolis.
SITE: www.pmf.sc.gov.br/saude

Próximas postagem: DOENÇA PERIODONTAL NA MULHER E RELAÇÃO DA DOENÇA PERIODONTAL COM OUTRAS DOENÇAS, não percam os próximos capítulos! digo postagem hehe Fiquem com Deus, pois nós estamos com Ele e muita chuva. (Florianópolis)

18 de nov. de 2008

"NINGUÉM MORRE"

Não reclames da Terra
Os seres que partiram...

Olha a planta que volta
Na semente a morrer.

Chora, de vez que o pranto
Purifica a visão.

No entanto, continua
Agindo para o bem.

Lágrima sem revolta
É orvalho de esperança.

A MORTE É A PRÓPRIA VIDA
NUMA NOVA EDIÇÃO.
Emmanuel.

13 de nov. de 2008

RETORNO

Meus amigos, estive ausente por um período de 20 dias por motivo mais que justificado, fui convidada pela ACIC a participar de um curso intensivo. Onde ficamos hospedados em uma colonia de férias junto com vários participantes. Foi muito gratificante além de aproveitar o curso eu convivi com pessoas de vários lugares e todos com deficiência visual, muitos cegos. Aprendi muito e espero me tornar um pouco melhor e agradecer a Deus pois eu ainda vejo, vejo o mundo com sua natureza maravilhosa, as pessoas, embora as pessoas cegas são mais sensíveis, pois elas vêem com o coração e esse não se engana. Conheci pessoas maravilhosas cada qual com sua história de vida, hoje superadas as suas dores. Muito obrigada meu Deus pela oportunidade de conhecer esses seres lindos. Beijos fiquem com Deus.